#CaracolNaMadeira - Parte I (Janeiro de 2018)

Em 2016 estive inscrito no Madeira Island Ultra Trail e treinei o que considerava na altura bastante para poder terminar a prova de maneira "confortável", de maneira a poder desfrutar ao máximo tudo o que a ilha da Madeira tem para oferecer. A verdade é que tal como escrevi aqui no blog, nem sempre as coisas correm como queremos e poucos dias antes de seguir viagem para a Madeira, por motivos profissionais, tive que cancelar a viagem e a prova, acabando por me focar no Campeonato Nacional de Trail. 
A verdade é que o "bichinho da Madeira" ficou sempre cá... Em 2017 acompanhei deste lado do Oceano a enorme prova do Pedro Ribeiro e os ecos que iam chegando não podiam ser melhores! Além dos melhores do Mundo estarem presentes nesta grande prova, o que já de si era um atrativo enorme mas também tinha um nível organizativo de excelência. Tudo isto a juntar à vontade de conhecer melhor a Madeira e os seus costumes fez com que no final de 2017 me inscrevesse para a edição de 2018 do MIUT! 

Pedro a cortar a meta em 2017
A preparação começou praticamente no dia seguinte à inscrição. Sabia que aquele tinha sempre que ser um objetivo para a temporada porque já que ia estar presente numa das maiores competições do Mundo, nada melhor do que tentar fazer uma das minhas melhores prestações pessoais e poder ver em que nível me encontro. 

Com o aproximar da data da prova, os preparativos começam a estar cada vez mais direcionados para a Madeira, ainda estamos a 4 meses e já praticamente tudo flutua em torno desta aventura... Desde equipamento a treinos tudo está a ser planeado para o grande momento! Como tal, queria deixar um diário de bordo de tudo o que vou fazendo e vou partilhando mensalmente aqui no blogue, quer para ir divulgando a minha preparação, quer para memória futura. A intenção é a partir de Fevereiro fazer um registo dos dias mais relevantes para a preparação mas como Janeiro já passou, fica aqui o resumo de tudo o que se foi passando:

- Diversificação de locais de treino: Além da habitual Serra D'Aire, visitei também Sintra e Lousã... Uma prova que tem 7000mts de D+ tem que ser muito bem preparada e estas foram as primeiras incursões por Serras diferentes do normal! O objetivo é manter estas serras e alargar a mais algumas nos próximos dois meses.

Passagem no Parque das Oitavas, na Lousã

- Ultra Trilhos dos Reis, uma prova bem dura que coincidia com o fim da pré época. Estas são ótimas provas para ir testando o estado do corpo e a maneira como está a evoluir. Os resultados não foram perfeitos mas já deu para ter noção de como está a evoluir o corpo.

Umas das passagens no Ultra Trilhos dos Reis


- Para começar o equipamento, fiz a tal aquisição da GoPro, que tenho usado com bastante frequência... Pode parecer algo insignificante mas quem gosta de ir guardando as memórias de onde vai passando, é uma ótima ferramenta. Além disso, quando vamos para os tais treinos na Lousã e em Sintra podemos registar todos aqueles sítios com vistas de cortar a respiração. Espero ao longo de Fevereiro poder dar mais novidades em relação ao equipamento que quero utilizar na Madeira.

- Criação de objetivos intermédios, quer a nível do trail, quer a nível do blogue. Para o trail, não é segredo para ninguém que estarei presente na prova da Taça de Portugal de Ultra Trail e quero fazer o meu melhor numa prova em que o ano passado deixei tudo o que tinha de mim! A nível de blogue, queria crescer as minhas páginas do facebook e instagram, por isso se quiserem seguir e convidar alguns amigos para me irem acompanhando nestas aventuras, o objetivo é atingir os 1000 seguidores em ambas as páginas (Facebook: Caracol Apressado; Instagram: @tmggodinho)! 

- Para quem gosta de dados e estatística como eu, aconteceram algumas coisas interessantes ao longo de Janeiro, tendo por base os últimos 14 meses, ou seja a Época de 2017 e a pré Época de 2018: 2º mês com mais quilómetros dos último 14 meses, 2º mês com mais D+ (só batido pelo mês do EGT) e 2º mês com mais reforço muscular. Embora nenhum tenha sido o "mês mais" ficaram todos bastante perto. Só falta introduzir o treino de natação, algo que tenho por hábito largar no Inverno. Venha o calor e voltamos à água.

Que venha Fevereiro e que traga uma preparação ainda melhor! 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

10ª Paragem 2023/2024: Primeira vitória numa ultra, Primeiro controlo Anti Doping no Trail

9ª Paragem 2023/2024: Ultra, porra!

4ª Paragem 2023/2024: Com um brilhozinho nos olhos!